Veja como a temperatura da lâmpada influencia na cor das paredes

Veja como a temperatura da cor de uma lâmpada afeta a pintura de suas paredes. A tonalidade da sua tinta pode parecer diferente dependendo do tipo de luz artificial que você usa.

A cor da pintura de um cômodo tem um grande impacto em seu ambiente, mas a luz que penetra no espaço também pode ditar a aparência e o toque desses tons. Em última análise, existem duas formas de iluminar um ambiente: através da iluminação natural e artificial.

Ambiente com iluminação natural e artificial - onde é possível usar a temperatura da lâmpada a favor do ambiente. Foto: Charlotte May/Pexels
Ambiente com iluminação natural e artificial – onde é possível usar a temperatura da lâmpada a favor das cores. Foto: Charlotte May/Pexels

Você controla totalmente o segundo, por isso é importante tomar nota da temperatura de cor de suas lâmpadas, que tem um efeito direto na cor da parede. A seguir, os especialistas em iluminação explicam como escolher a temperatura correta da cor da lâmpada para realçar adequadamente a pintura da sua casa.

Considere a temperatura Kelvin de uma lâmpada.

Existem duas maneiras principais de diferenciar os tipos de luz: A temperatura Kelvin (mede o calor ou o frio do espectro de luz branca) e o Índice de Renderização de Cor, ou CRI (isso envolve a percepção ideal de uma cor verdadeira).

David Rosenkvist, o diretor comercial e criativo da Louis Poulsen, dos Estados Unidos, explica que a temperatura Kelvin tem a ver com frio e calor. A cor da luz do sol, especialmente na parte da manhã e no final da noite, e dos rastros à luz de velas em 1800 a 2000 Kelvin; é quente e branco. Por outro lado, a luz que vemos em um céu azul sem sol é de cerca de 7.000 Kelvin ou mais, e é mais fria.

Veja também:

Nesse sentido, a temperatura de uma lâmpada adiciona um frio ou um calor à cor da tinta apresentada em um ambiente. “Gostamos de criar o que é mais adequado para o espaço”, diz Rosenkvist sobre a escolha da lâmpada. “Nossa recomendação para residências particulares é geralmente usar uma fonte de luz entre 2700 a 3000 Kelvin, que não é tão quente quanto a luz de velas, mas ainda fornece um calor muito agradável.”

Para espaços como prédios de escritórios ou áreas de trabalho, entre 3.000 a 4.000 Kelvin é o melhor – você também pode aplicar isso a áreas residenciais dedicadas a estudar ou trabalhar.

A classificação de uma fonte de iluminação no Índice de renderização de cores também é importante.

A cor da sua tinta fica em sua forma mais verdadeira quando iluminada por luz natural, que é como o CRI é calculado. “Quando se trata de CRI, o ideal é 100, que é o mais próximo possível de experimentar objetos e cores à luz do dia natural”, observa Rosenkvist.

“Essa escala vem do uso de lâmpadas incandescentes como ponto de partida e do trabalho para combinar LEDs e lâmpadas economizadoras de energia com isso”.

Se uma lâmpada tiver um baixo CRI, a cor da tinta pode parecer totalmente diferente (em comparação com seu tom de luz natural). Ele diz que é melhor usar uma lâmpada ou LED com mais de 90 e o mais próximo possível de 100 na escala CRI. Assim, você terá a percepção mais natural da cor que seus olhos podem registrar.

Use luz artificial para realçar a cor da tinta.

Se você escolher a iluminação artificial certa para o efeito desejado, poderá controlar os tons de suas paredes, independentemente da exposição à luz natural. Como os tons frios (azuis, verdes e cinzas) parecem melhores com luzes frias e brilhantes, as lâmpadas diurnas podem ajudar a esses tons parecerem consistentes – de dia ou de noite.

As lâmpadas brancas suaves padrão, por outro lado, oferecem um efeito mais quente e natural. “Esses tipos de luz farão com que cores vibrantes, como vermelho, laranja e amarelo, ligeiramente mais intensas e tintas mais frias, como verde, azul e cinza, pareçam um pouco mais escuras ou mais opacas”, diz Sarah Fishburne, diretora de tendência e design no Home Depot.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Back to top